Chega o momento de comprar o primeiro imóvel e você se depara com a escolha do andar do apartamento. Apartamento no térreo, inclusive, é uma opção. Mas como saber se a escolha é adequada para você? Listamos vantagens e desvantagens deste imóvel.

Vantagens

Fácil acesso

É o primeiro benefício, afinal, o seu imóvel está ali, logo de cara, sem a necessidade de pegar o elevador ou as escadas. Pense nessa comodidade para realizar a mudança – sofá, cama, geladeira e outros grandes itens que compõem a mobília do apartamento entram facilmente na residência. E não se esqueça das inevitáveis faltas de energia, que comprometem os elevadores e dão um cansaço nos moradores de andares altos.

Mais área externa

Muitos apartamentos no térreo são projetados para integrar um pátio que é maior do que as varandas dos demais apartamentos. É como se tivesse um quintal dentro de casa. Uma vantagem importante para quem cultiva plantas ou têm um animal de estimação.

É mais barato

Uma das razões que atraem moradores a esse imóvel é o preço. Mas por que o apartamento no térreo é mais barato? Nos prédios, quanto mais alto o andar, maior é o preço do imóvel. Logo, esse apartamento tende a custar menos. A exceção é quando a planta térrea é maior, o que pode fazer o preço do imóvel se igualar aos dos demais apartamentos.

Desvantagens

Falta de privacidade

O apartamento no térreo está em um local onde os moradores do condomínio sempre passam, ou seja, basta abrir a janela e sua morada estará exposta aos vizinhos. Barulho também é uma questão, já que é difícil conter as conversas e ruídos de quem passa pelo hall do prédio ou acessa a garagem.

Acúmulo de lixo

No térreo é necessário ter atenção com o que vem de cima. E isso não é brincadeira! Qualquer objeto que caia dos imóveis superiores vai parar direto no apartamento no térreo: de bitucas de cigarro a brinquedos de criança. Em alguns casos, isso pode até ser perigoso, pelo risco de machucar o morador do andar mais baixo.

Pouca luz e infiltração

Em alguns apartamentos térreos a luz solar incide menos, o que colabora para uma casa mais fria, escura e úmida. Infiltração também pode ser um problema mais comum do que nos demais andares, já que o imóvel está muito próximo da terra.