A Vila Guilherme ficou conhecida por seus pastos, chácaras, olarias e carvoarias, que forneciam insumos para as construções de edifícios no centro da capital. Além disso, entre as décadas de 1950 e 1960, a elite paulistana gostava de apostar em corridas de cavalos nos guichês da Sociedade Paulista de Trote, que atualmente teve sua área integrada ao Parque Vila Guilherme, formando o Parque Vila Guilherme/Trote.

A partir dos anos 70, o bairro se desenvolveu e começou a adquirir sua forma atual, com shopping, centros universitários e hipermercados, e passou a oferecer a comodidade necessária para uma região residencial.

Quanto custa o m²

Para quem está interessado em comprar um imóvel na região, segundo a Pesquisa de Mercado da Capital do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-SP), a média do metro quadrado entre novembro e dezembro de 2018 foi de R$ 3.100.

Mobilidade

A Vila Guilherme tem acesso fácil pela Marginal Tietê, que facilita os deslocamentos para a zona leste e oeste da cidade. Para chegar ao centro, basta cruzar a ponte da Vila Guilherme, que faz ligação com a Avenida Carlos de Campos e serve de acesso às avenidas do Estado, Tiradentes (principal corredor norte-sul) e Rangel Pestana.

O bairro é atendido pela Linha 1-Azul do Metrô, com três estações próximas: Carandiru, Santana e Portuguesa/Tietê. E ainda divide com o bairro vizinho de Santana um dos maiores terminais rodoviários do país: o Terminal Tietê. Com quase noventa plataformas, o terminal atende 300 linhas de ônibus.

Educação

O bairro oferece instituições de ensino para todas as idades. Entre as escolas particulares estão os colégios Dominante, Amorim e Colégio Vila Guilherme. Também existem opções de instituições públicas, como a Escola Estadual (EE) Afrânio Peixoto, Escola Técnica Estadual (ETEC) Professor Horácio Augusto da Silveira e Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Pedro Álvares Cabral.

O bairro ainda abriga duas faculdades: a Universidade Paulista (Unip) e a Universidade Bandeirante de São Paulo (Uniban).

Saúde

O morador da Vila Guilherme conta com a Unidade Básica de Saúde (UBS) Ceo Vila Guilherme (Rua João Ventura Batista, 615). Além do Hospital e Maternidade Vila Maria (Av. Guilherme Cotching, 940) e do hospital
particular São Camilo (Rua Voluntários da Pátria, 369).

Lazer

O bairro abriga o endereço do shopping Center Norte, um dos maiores da América Latina, com mais de 300 lojas de diversos segmentos. Conta ainda com um hipermercado e salas de cinema de última geração. O espaço também tem um grande pavilhão de exposições para a realização de shows e feiras. Outro centro de compras é o Shopping Mart Center, localizado na Rua Chico Pontes.

Tombado como patrimônio histórico da cidade, o Parque Vila Guilherme – Trote é totalmente adaptado a pessoas com necessidades especiais. Oferece pista de caminhada acessível e trilha para pessoas com deficiência visual. Possui ainda churrasqueiras, aparelhos de ginástica, ciclovia, áreas para crianças e quadras poliesportivas.