A Vila Prudente ganhou esse nome em homenagem ao ex-presidente Prudente de Morais, que também foi o primeiro governador do Estado de São Paulo. O bairro se tornou abrigo de imigrantes do leste europeu (Rússia, Lituânia e Polônia) após a Segunda Guerra Mundial.

Pertinho da Mooca e do ABC, a região conta com boa infraestrutura, universidade, shopping center e uma extensa área verde. Nos últimos dez anos a região passou por um processo de desenvolvimento social e econômico. Uma das razões foi a melhoria no transporte público, com a implantação da estação Tamanduateí de trem (CPTM), Vila Prudente, Linha Verde do metrô, e Expresso Tiradentes, corredor elevado de ônibus.

Preço

A Vila Prudente é uma das áreas mais valorizadas da zona leste de São Paulo. O m² médio dos imóveis usados no bairro está em torno de R$ 3.100, segundo a Pesquisa de Mercado da Capital do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-SP).

Mobilidade

A área é atendida pela Linha 2-Verde do metrô com as estações Vila Prudente e Tamanduateí, e também pelas estações Vila Prudente e Oratório da Linha 15-Prata do monotrilho, que facilita o acesso à região da Avenida Paulista e zona norte. O corredor exclusivo de ônibus Expresso Tiradentes também passa pelo bairro.

Educação

A Vila Prudente conta com uma universidade, o campus da Uninove na Vila Prudente, a Escola Técnica Estadual José Rocha Mendes e o Senac Vila Prudente.

Além disso há escolas do ensino infantil ao médio, particulares e públicas. O Colégio Civitatis, o Colégio João XXIII, Colégio Novo Tempo, a Escola Agnus Dei, o Colégio Master, entre outros, oferecem ensino privado no bairro. Já as escolas públicas são: Professora Júlia Macedo Pantoja, Professor Joaquim do Marco, Professor Américo de Moura, Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Ruth Lopes Andrade, Escola Municipal de Ensino Infantil Aluísio de Azevedo e o Centro Educacional Unificado Vila Prudente.

Saúde

O Hospital Dia da Rede Hora Certa – Vila Prudente atende os moradores da região. Além dele, estão presentes a Unidade Básica de Saúde Vila Alpina – Dr. Herminio Moreira, a UBS Vila Prudente, a AMA/UBS Integrada Vila Califórnia, o Centro de Apoio Psicossocial Adulto e o Infantojuvenil, o Centro Especializado em Reabilitação Vila Prudente e o Centro de Convivência, o Hospital Estadual Vila Alpina e Cooperativa Vila Prudente.

Lazer

Os 60 mil m² de área verde do Parque Ecológico Vila Prudente (Rua João Pedro Lecor, s/n), também conhecido por parque Lydia Natalizio Diogo, é a principal opção de lazer do distrito. O local é ideal para a prática de esportes, com a pista de caminhada e de cooper. O parque também conta com um parque infantil e um jardim japonês, além de oferecer minicursos de jardinagem, aulas de dança, feiras de trocas de livros e um lago com carpas.

O Clube Arthur Friedenreich, ou Clube da Cidade-Vila Alpina, é uma outra opção para quem não quer ficar em casa. O espaço promove diversas atividades gratuitas, como alongamento, hidroginástica, tênis, etc. Os campos de futebol, a área verde, as quadras poliesportivas, salas de ginásticas e as três piscinas são atrativos durante as férias e o verão.

Para quem não é amante de atividades ao ar livre, o bairro oferece o Central Plaza Shopping, com pistas de boliche e cinema. O shopping foi construído no terreno da antiga fábrica de caminhões da Ford. A diversão noturna do bairro é garantida pela Stone Music Bar, um lugar moderno com música ao vivo, drinks e comidas variadas. A casa noturna Invictus recebe shows ao vivo de duplas sertanejas e festas.

Gastronomia

A descendência soviética do bairro garante a diversidade gastronômica. Os imigrantes que povoaram as redondezas trouxeram com eles as tradições, comidas e danças típicas. Na Rotisserie Quarena (Rua Monsenhor Pio Ragazinkas, 29), por exemplo, você pode provar o licor de mel lituano.

Pra quem precisa fazer uma refeição rápida ou comer um lanche, o Garage Burger é o lugar. Com a decoração inspirada em automobilismo, o local serve hambúrgueres, milk shakes e sobremesas.

A padaria Cepam é um dos patrimônios do bairro, aberta desde 1968. O cardápio de pães, lanches, doces, pizzas e pratos é bastante conhecido na cidade. O nome da padaria veio do Colégio Estadual Professor Américo de Moura (Cepam), onde os quatro sócios estudaram juntos.