Conhecido como a capital da zona leste de São Paulo, o Tatuapé é um bairro em crescimento. A população do distrito saltou de 79.381 pessoas em 2000 para 91.672 em 2010, segundo o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além do fácil acesso por transporte público, a região oferece infraestrutura e comércio facilitado, com supermercados, farmácias, escolas e shoppings.

A Escola de Samba Acadêmicos do Tatuapé, campeã do Carnaval em 2017, é local de trabalho durante o ano todo e visitada como ponto cultural e de lazer durante os ensaios para os desfiles. O distrito também abriga a sede de um dos maiores clubes de futebol da cidade: o Parque São Jorge conta com o Memorial do Corinthians.

Preço

Para quem está pensando em alugar um imóvel no Tatuapé, o valor médio do m² é em torno de R$ 26. Mas para quem pretende comprar um imóvel, o custo médio é de R$ 6.867/m²,  segundo os dados apontados pelo Storia Imóveis.

Mobilidade

A região possui várias opções de transporte público e tem facilidade para chegar a outras áreas da cidade. São duas estações de metrô da Linha Vermelha: Tatuapé e Carrão. E também duas linhas de trem da CPTM: Coral e Safira. Para completar, na parte inferior da estação tem o Terminal Tatuapé, com diversas linhas de ônibus.

Educação

O distrito também possui instituições educacionais. O Colégio Espírito Santo, Colégio Integrar, Colégio Carlos Drummond de Andrade e Colégio Lumière são opções de colégios particulares. Entre as escolas públicas destacam-se a Escola Estadual Erasmo Braga, Escola Estadual Carlos Escobar e a Etec Martin Luther King.

Para o ensino superior, o bairro Tatuapé conta com a Unip, Faculdade Sumaré, Faculdade Drummond, Fatec, entre outras instituições educacionais. Além, de oferecer várias escolas de idiomas, como a Wizard, o Cel-Lep e a CNA.

Saúde

A região abriga dezenas de farmácias, centros médicos e clínicas especializadas. Destaque para o Hospital São Luiz (R. Francisco Marengo, 1312) referência em atendimento hospitalar, e para o Hospital e Maternidade Vitória (Av. Ver. Abel Ferreira, 1900).

Lazer

O Tatuapé conta com três grandes centros comerciais. Um deles é o shopping Anália Franco (Av. Regente Feijó, 1739). O prédio tem uma ótima estrutura e ajudou a valorizar bastante a região. Lá é possível comer em restaurantes de rede internacional, como o Outback, e degustar a cozinha italiana, no Restaurante Abbraccio.

Os outros dois shoppings do bairro são posicionados estrategicamente e fazem ligação, por meio de uma passarela, com a principal estação de metrô do distrito. Os shoppings Metrô Tatuapé (R. Doutor Melo Freire) e Metrô Boulevard Tatuapé (R. Gonçalves Crespo com R. Tuiuti) podem ser acessados logo na saída do metrô.

Para quem procura um pouco de sossego, o Parque do Piqueri (R. Tuiuti, 515) oferece quase 100 mil m² de área verde, com árvores centenárias e belas espécies de aves para apreciar. O local é usualmente frequentado também por quem gosta de praticar esportes. A infraestrutura conta com pista para caminhada, campo de futebol de areia, quadras society e poliesportivas. O Parque ainda possui um ponto de leitura e trilhas urbanas.

O setor de bares e restaurantes atende o bairro com ampla gama de opções, que incluem ambientes familiares e espaços para agito. Vale destacar a lendária Padaria Lisboa, que está em funcionamento desde 1913, o pub St. John’s, pela oferta de cervejas importadas e exclusivas, e o Tradicional Bolos Caseiros.