A reforma de um apartamento é uma atividade que pode gerar apreensão em alguns proprietários, mas se for feita com planejamento, tem tudo para atingir o resultado final esperado pelo dono do imóvel. Algumas dicas podem ajudar neste momento.

Planejamento é a chave de qualquer obra

Trace as metas e estipule o tempo para cada etapa. Faça um check-list com, ao menos, estes itens:

  • Pesquisa e checagem dos preços;
  • Conferir a documentação;
  • Preparação do espaço;
  • Execução;
  • Verificação final da obra.

Verifique as regras do seu condomínio

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), as obras necessitam de procedimentos para terem qualidade e segurança. A norma a ser seguida é a NBR 16280, que trata de obra em edificações.

A NBR também estabelece a responsabilidade da obra ao proprietário do imóvel e aos profissionais que forem contratados. Todos devem cumprir o plano de reforma de acordo com as regras estabelecidas. Também é necessário que o síndico receba o planejamento da obra de maneira detalhada antes que seja iniciada.

Contrate bons profissionais

A reforma só deve envolver profissionais habilitados ou empresas especializadas.  O profissional faz-tudo, ainda que indicado de alguém em quem confie, pode não ter a devida competência técnica para realizar determinado trabalho. Para escolher esses profissionais, avalie os projetos que já executaram.

Considere ter um seguro residencial

O seguro imobiliário garante o valor investido na reforma. A cobertura varia de acordo com o plano contratado. A básica costuma incluir proteção contra roubos, incêndios e danos elétricos. Também é possível a contratação de assistências adicionais, como a de serviços de manutenção da casa.