O corretor de imóveis tem a função de fazer a intermediação na compra, venda, permuta e locação de imóveis, podendo, ainda, opinar quanto à comercialização imobiliária. Ele vai passar todas as informações disponíveis a respeito da propriedade, tratar da documentação e assessorar na avaliação do imóvel.

Mas como escolher um bom profissional? Os itens abaixo dão pistas sobre a qualificação do corretor:

1 – Ter registro no Creci

Antes de contratar, cheque no site do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) se o corretor é inscrito. O órgão tem como função fiscalizar o exercício da profissão de corretor de imóveis. Por isso, ao contratar um profissional inscrito no Conselho, você tem um respaldo a respeito da qualidade dos serviços que serão prestados.

2 – Experiência de mercado

Um corretor de imóveis experiente, quer dizer, que atua na área há pelo menos cinco anos, pode ter mais facilidade para te ajudar a fechar um bom negócio. É porque, com o tempo de atividade o corretor aperfeiçoa as técnicas de trabalho e negociação.  

3 – Melhor se tiver referências

Indicação é um bom caminho para contratar um profissional qualificado. Pergunte ao ex cliente do corretor como é o trabalho dele: pontos positivos e negativos. Muitos também têm perfis nas redes sociais, ou até sites profissionais. Pesquise e veja se encontra a avaliação do trabalho dele.

4 – Conhecer a região

O corretor precisa estar por dentro da região onde você pretende alugar ou comprar o imóvel. Por isso, no primeiro contato, faça algumas perguntas pra ele sobre a área. No mínimo, ele deve ter conhecimento sobre a valorização e desvalorização do bairro.  

5 – Olhos atentos

O corretor tem o dever de avistar detalhes sobre a conservação do imóvel, que muitas vezes passam despercebidos para quem não é do ramo. Ele deve apontar todos os problemas de infraestrutura e também de vizinhança.

6 – Ser eficiente

A agilidade no atendimento é um dos pontos mais admirados por quem está em busca de um novo lar. Pesquisas do mercado imobiliário apontam que o corretor que entra em contato em até 5 minutos tem mais chances de fechar o negócio.

7 – Bom de conversa

Ache um corretor que converse bem, que seja bom com a argumentação, persuasivo e que te ouça. Essas características tendem a trazer resultados mais interessantes para quem está comprando.